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Registros recuperados: 351 | |
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SANTOS, R. C. dos; FREIRE, R. M. M.; SUASSUNA, T. de M. F.. |
Atualmente, o mercado de amendoim expandiu-se nos segmentos in natura e de confeitaria. Com as novas demandas que surgem com a agroenergia, abre-se mais um nicho de oportunidades para o emergente mercado de biodesel. No entanto, a melhoria do processo produtivo, ocorrida nos últimos anos, gera novos desafios, que demandam conhecimentos atualizados em diversos aspectos. Este livro fornece aos leitores informações relevantes sobre ciência e tecnologia, reunidas de maneira a propiciar uma leitura agradável e acessível. |
Tipo: Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Biocombustível; Comercialização; Melhoramento; Planta oleaginosa; Processamento; Sistema de cultivo. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/578407 |
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Alvim,Maria Isabel da Silva Azevedo; Oliveira Júnior,Lourival Batista de. |
O setor agrícola nacional, em fase de reorganização e adequação aos novos padrões de produção e comercialização, enfrenta o desafio de crescer de modo competitivo e sustentável, para atender a demanda interna e conquistar e manter espaço no mercado externo, fornecendo produtos e processos de qualidade, com sustentabilidade e a preços competitivos. Para atender a nova demanda de uma agricultura mais equilibrada, ecológica e economicamente, é necessária a prática de uma produção coerente com o desenvolvimento sustentável. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar a lucratividade do sistema de plantio direto, um modo de produção mais sustentável do que o sistema de plantio convencional, no Estado de Mato Grosso do Sul, usando como metodologia a Matriz... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Competitividade; Comercialização. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032005000300006 |
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Pereira,Lair Victor; Andrade,José Clélio de; Fráguas,José Carlos; Abrahão,Enilson; Alvarenga,Ângelo Albérico. |
A participação de Lavras na oferta de banana no mercado local é muito pequena, considerando-se que o Brasil é o segundo país maior produtor com 6,6 milhões de toneladas e Minas Gerais é o quarto entre os Estados produtores dessa fruta. Visando a quantificar a participação de Lavras e região na oferta de banana no mercado local, realizou-se esse trabalho em duas etapas: 2002/2003 e 2004/2005. A aplicação mensal de questionários nos principais estabelecimentos comerciais de hortifruti e feiras - livre de Lavras, permitiu conhecer o volume comercializado, procedência e perdas das principais cultivares de banana. Os resultados obtidos mostram que em 2002/2003 foram comercializados 945,24 t e em 2004/2005 foi de 1.001,98 t. Desse volume, 6,56% em 2002/2003 e... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Procedência; Perdas; Musa spp. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000300028 |
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LIMA, J. R. F. de; ARAUJO, J. L. P.; LOPES, P. R. C.; ARAÚJO JÚNIOR, J. N. de; PEREIRA, A. F. C.. |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar comparativamente os preços de comercialização da maçã no Mercado do Produtor de Juazeiro, na Bahia, e na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em São Paulo, com o objetivo de indicar os períodos de melhores preços para os agricultores comercializarem, aumentando a rentabilidade da cultura. O Mercado do Produtor foi escolhido pela sua importância no contexto da região Nordeste e o Ceagesp, pela sua relevância na comercialização no maior centro consumidor do País |
Tipo: Comunicado Técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Juazeiro; Bahia; Mercado do produtor de Juazeiro BA; Vale do São Francisco.; Maçã; Fruta; Comercialização; Preço.; Marketing costs.; Fruit products; Tropical and subtropical fruits; Marketing; Apples. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1058855 |
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ANDRADE NETO, R. de C.; SÁ, C. P. de; OLIVEIRA, J. R. de; MUNIZ, P. S. B.. |
O Acre apresenta condições de clima e solo propícias ao cultivo de fruteiras tropicais, incluindo a cultura do abacaxizeiro que vem apresentando um aumento em área plantada em diversos municípios do estado nos últimos anos. Todavia, esse crescimento não tem sido acompanhado pelo uso de tecnologias que possam aumentar a produtividade, resultando em rendimento ainda considerado baixo. Na maior parte do ano o fruto do abacaxi não é encontrado nas gôndolas dos supermercados o que reflete em preços elevados, principalmente, por ser proveniente de outros estados. Portanto, a produção ainda não atende à forte demanda do mercado local, havendo a necessidade da importação de outras partes do País. Esse cenário pode garantir aos agricultores acrianos a venda do... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Acre; Amazônia Ocidental; Amazonia Occidental; Western Amazon; Piñas; Variación estacional.; Precios; Comercialización; Abacaxi; Ananas comosus; Comercialização; Preço; Variação sazonal; Pineapples; Commercialization; Prices; Seasonal variation.. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1068772 |
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ANDRADE NETO, R. de C.; SA, C. P. de; OLIVEIRA, J. R. de; MUNIZ, P. S. B.; ALMEIDA, U. O. de. |
Com a produção de aproximadamente 2,08 milhões de toneladas, o Brasil é o quarto maior produtor de melancia do mundo, ficando atrás da China, Turquia e Irã (FAO, 2015). Segundo dados do IBGE (2014), a área plantada com melancia no País, em 2013, foi de 93.190 hectares e a quantidade produzida 2,16 milhões de toneladas. No Acre, esses valores foram de 1.149 hectares e 16,2 mil toneladas. O cultivo de melancia no estado, praticado por agricultores familiares, é caracterizado pela adoção de baixas tecnologias de produção. Apesar disso, a cultura tem se expandido nos últimos anos, contribuindo para diversificar a produção e aumentar a renda. O objetivo deste trabalho é analisar a sazonalidade e o comportamento dos preços de melancia nos últimos seis anos... |
Tipo: Comunicado Técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Rio Branco (AC); Acre; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Amazonia Occidental; Precios; Variación estacional.; Sandías; Comercialización; Melancia; Citrullus lanatus; Comercialização; Preço; Variação sazonal; Watermelons; Commercialization; Prices; Seasonal variation.. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1069717 |
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Mota,Dalva Maria da; Schmitz,Heribert; Silva Júnior,Josué Francisco da; Porro,Noemi Miyasaka; Oliveira,Tânia Carolina Viana de. |
O artigo trata da experiência de um grupo de mulheres extrativistas na comercialização de frutas silvestres, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no estado de Sergipe. O quadro de análise insere-se no debate sobre pobreza e políticas públicas para grupos específicos no espaço rural. O foco aqui são as autodenominadas "catadoras de mangaba", que assumiram uma identidade coletiva baseada no uso comum de recursos com baixo impacto ambiental e pertencem ao Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). Embora tenham sido recentemente reconhecidas como sujeitos de direitos específicos, vivenciam a diminuição dos recursos, sobre os quais praticam o extrativismo, e as dificuldades de comercialização resultantes da insegurança relativa ao acesso aos... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Mulheres; Extrativistas; Comercialização; Políticas públicas; Programa de Aquisição de Alimentos. |
Ano: 2014 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032014000300003 |
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ARAUJO, J. L. P.; CHOUDHURY, M. M.; ORESUTU, B. A.. |
Este trabalho analisa a estabilidade de preço e relação de troca do melão, melancia e abóbora, na região do Submédio S. Francisco, durante o período de 1986 a 90. O método empregado para calcular a estacionalidade dos preços foi a média móvel de doze meses e os dados fpram corrigidos pelo Índice Geral de Preços (IGP) da Fundação Getúlio Vargas, que tamb´em foi empregado para a determinação dos preços reais dos produtos e insumos na análise da relação de troca. Os resultados mostraram que: Os maiores índices estacionais do melão foram entre os meses de fevereiro a julho, com o mês de maio revelando o maior preço, os maiores índices estacionais da melancia foram entre os meses de março a julho, com o mês de junho registrando o maior preço; os maiores índices... |
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Estacionalidade de preço; Agricultura irrigada; Submnédio São Francisco.; Melão; Abóbora; Comercialização; Melancia.. |
Ano: 1991 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/157787 |
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Registros recuperados: 351 | |
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